quarta-feira, 25 de maio de 2011

Drogas

Drogas, também chamadas de narcóticos ou entorpecentes, são substâncias químicas que, quando ingeridas, produzem alterações dos sentidos.
As drogas podem ser naturais, quando extraídas da natureza, ou sintética, quando criada e manipulada em laboratório.
Para efeitos primários, as drogas eram utilizadas como medicamentos, num objetivo de se conseguir alguma sensação de sedação ou anestesia que levassem o paciente a se sentir menos desconfortável durante procedimentos médicos.
Nos últimos tempos, as drogas começaram a ser utilizadas de forma banal, pela sociedade, que a vê como “um meio de escape do mundo real”.
Além de algumas propriedades químicas fisiologicamente importantes para a Medicina, a maioria das drogas apresenta efeitos que não são saudáveis. Alucinações, euforia e efeitos estimulantes, são alguns dos efeitos das droga que levam seus usuários a procurá-las.                          


O uso exagerado de drogas leva o usuário a apresentar uma característica que chamamos de dependência. A dependência caracteriza um quadro onde a pessoa que faz uso de entorpecentes sente uma necessidade insaciável de tornar a fazer uso desta droga, cada vez mais e mais.
Os usuários de drogas normalmente têm sue primeiro contato com estas por influência de amigos, por episódios de depressão, ou mesmo por falta de instrução. O uso de drogas, além de trazer malefícios ao organismo, como morte gradual de neurônios, falecimento de pulmões e necrose de tecidos mucosos como os do nariz e boca, as drogas também trazem conseqüências ruins à sociedade e a quem vive com os usuários.

Pessoas que usam drogas podem entrar no mundo do tráfico, realizar violência e delitos para conseguirem drogas. Estas são as principais conseqüências deletérias para a sociedade. Famílias de usuários sofrem com o afastamento emocional dos dependentes, muitas brigas e desacordos são gerados por conta da dependência levar o indivíduo a esquecer que há um mundo ao redor dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O projeto jovem doutor na UFES agradece pelo comentário.