quarta-feira, 4 de maio de 2011

Conteúdo do tema : TABAGISMO


Você sabe o que é Tabagismo?

Tabagismo é o ato de se consumir cigarros ou outros produtos que contenham tabaco, cuja droga ou princípio ativo é a nicotina. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o tabagismo deve ser considerado uma pandemia, ou seja, uma epidemia generalizada, e como tal precisa ser combatido.


Os grandes vilões: O tabaco e seus derivados!


O tabaco pode ser usado de diversas maneiras de acordo com sua forma de apresentação:
 →→  Inalado (cigarro, charuto, cigarro de palha);
→→  Aspirado (rapé);
→→  Mascado (fumo-de-rolo);
Sob todas as formas  o TABACO faz MAL à saúde.

Cigarro: Uma nuvem de fumaça que só faz MAL!



A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.720 substâncias tóxicas diferentes; que se constitui de duas fases fundamentais: a fase particulada e a fase gasosa. Na fase gasosa é composta, entre outros por monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína. A fase particulada contém nicotina e alcatrão. Essas substâncias tóxicas atuam sobre os mais diversos sistemas e órgãos, contém mais de 60 cancerígenos, sendo as principais citadas abaixo:


Nicotina - é a causadora do vício e cancerígena;
Benzopireno - substância que facilita a combustão existente no papel que envolve o fumo;
Substâncias Radioativas - polônio 210 e carbono 14;
Agrotóxicos - DDT;
Solvente - benzeno;
Metais Pesados - chumbo e o cádmio (um cigarro contém de 1 a 2 mg, concentrando-se no fígado, rins e pulmões, tendo meia-vida de 10 a 30 anos, o que leva a perda de capacidade ventilatória dos pulmões, além de causar dispnéia, enfisema, fibrose pulmonar, hipertensão, câncer nos pulmões, próstata, rins e 
estômago);


Níquel e Arsênico - armazenam-se no fígado e rins, coração, pulmões, ossos e dentes resultando em 
gangrena dos pés, causando danos ao miocárdio etc..;







Cigarro:Prejudicial à saúde do fumante e a todos a sua volta!

O tabagismo causa cerca de 50 doenças diferentes, principalmente as doenças cardiovasculares tais como: a hipertensão, o infarto, a angina, e o derrame. É responsável por muitas mortes por câncer de pulmão, de boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, rim e bexiga e pelas doenças respiratórias obstrutivas como a bronquite crônica e o enfisema pulmonar. O tabaco diminui as defesas do organismo e com isso o fumante tende a aumentar a incidência de adquirir doenças como a gripe e a tuberculose. O tabaco também causa impotência sexual.


O que significa ser um fumante passivo?

É o indivíduo que convive com fumantes e inalam a fumaça de derivados do tabaco em ambientes fechados. Poluição Tabagística Ambiental (PTA), é a poluição decorrente da fumaça dos derivados do tabaco em ambientes fechados e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a maior responsável pela poluição nestes ambientes. Pesquisas mostram que o tabagismo passivo é estimado como a 3ª maior causa de morte evitável no mundo, só perdendo para o tabagismo ativo e o consumo excessivo de álcool.

Os não fumantes que respiram a fumaça do tabaco têm um risco maior de desenvolver doenças relacionadas ao tabagismo. Quanto maior o tempo em que o não fumante fica exposto à poluição tabagística ambiental, maior a chance de adoecer. As crianças, por terem uma freqüência respiratória mais elevada, são mais atingidas, sofrendo conseqüências drásticas na sua saúde, incluindo doenças como a bronquite, pneumonia, asma e infecções do ouvido médio.







Só os fumantes não acreditam que são:


· Nove mortes por hora.

· 80 mil por ano.
· 90% dos casos de câncer de pulmão. 
· 80% dos enfisemas pulmonares. 
· 25% dos infartos de miocárdio. 
· 40% dos derrames cerebrais. 
· 10 milhões de pessoas vão morrer nos próximos 30 anos, nas Américas. 
· Quatro milhões morrem por ano.


Infelizmente a maioria dos fumantes só acreditam nas estatísticas quando a doença já está estabelecida.



Cigarro na gravidez: Riscos para mãe e para o bebê!


A mãe que fuma, além de trazer males para ela, levará também males ao seu bebê.
Fumar na gravidez pode trazer muitos riscos devido à quantidade de substancias química no organismo, entre eles:

- Abortos espontâneos, o bebe não resiste é sofre um aborto;
-  Má formação, a criança pode nascer com falta de alguns órgãos, ou estruturas comprometidas;
-  Maiores dificuldades durante o parto;
-  Nascimento prematuro;
-  Quando a criança consegue sobreviver, nasce com baixo peso e comprimento menor que o normal.

Um único cigarro fumado por uma gestante é capaz de acelerar, em poucos minutos, os batimentos cardíacos do feto, devido ao efeito da nicotina sobre o seu aparelho cardiovascular. Assim, é fácil imaginar a extensão dos danos causados ao feto, com o uso regular de cigarros pela gestante. Os riscos para a gravidez, o parto e a criança não decorrem somente do hábito de fumar da mãe. Quando a gestante é obrigada a viver em ambiente poluído pela fumaça do cigarro (fumante passiva) ela absorve as substâncias tóxicas da fumaça, que pelo sangue passa para o feto. Quando a mãe fuma durante a amamentação, a nicotina passa pelo leite e é absorvida pela criança.






Uma volta ao passado, as más influências.


Antigamente, fumar era visto como algo charmoso e elegante e que ligava diretamente ao poder e ao luxo, inclusive com propagandas na TV e personagens de produções cinematográficas induziam a população a fumar.
Entretanto, a partir de estudos, viram que o cigarro é uma droga viciante que mata lentamente, portanto no Brasil leis foram criadas para banir as propagandas e também foram criadas programas de incentivo antitabagismo, como as advertências do ministério da saúde nas próprias caixas de cigarro.













Alunos que Participam do Projeto Jovem Doutor na UFES,o conteúdo postado e referência a tudo que passamos para vocês na visita da semana passada,este conteúdo servirá de base para vocês desenvolverem suas oficinas de cada tema do projeto.
Se tiverem alguma dúvida,se precisarem de alguma ajuda,é só nos deixar um comentário que vamos responde-lós,e mesmo se não houve dúvida se visitarem nosso blog,comente e nós deixe informados de quem anda nós visitando!

Volte Sempre!

8 comentários:

  1. saudades do projeto!
    Karol Araùjo .

    ResponderExcluir
  2. ADOREI, QUE BOM QUE VOCÊS ABORDARAM ESTE TEMA ;)

    ResponderExcluir
  3. Vou continuar fumando! Todos vão morrer um dia, e não são essas estatísticas "supostamente" corretas que vão me convencer o contrário. Conheço pessoas idosas que fumam há anos, bem como conheço politicamente corretos que não chegam nem aos quarenta. As pessoas tem direito à liberdade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tomara que morra de infarto, soube que é uma das três piores dores que o ser humano sente

      Excluir
    2. Não Anônimo... Não desejo que o amigo aí morra de infarto, que é rápido... O destino dele está mais pra uma morte lenta e dolorosa... de câncer...

      Excluir
  4. morrer todos morrem ivan, a diferença é morrer alegremente com saude, e não causando sofrimento nos outros, ou ligado a maquinas como a maioria dos fumantes, que nem uma escada conseguem subir. boa sorte, eu vou ver meus netos e poder brincar com eles e vc?

    ResponderExcluir
  5. Ivan todos tem sim direito a liberdade o texto acima quer alertar as pessoas sobre o perigos do cigarro mas se vc não quer acreditar você não precisa. Mas equando você estiver sofrendo as consequências do seu hábito de fumar você não vai poder dizer que era uma pessoa mal informada.No futuro deus queira que isso não aconteça a vc mas se vc estiver preso a uma cama de hospital onde estara sua liberdade ???Será que ficar o dia inteiro fumando PRESOOO a m vicio espressa realmente liberdade????

    ResponderExcluir

O projeto jovem doutor na UFES agradece pelo comentário.