quarta-feira, 25 de maio de 2011

Audição


A audição é um dos cinco sentidos básicos cuja função é captar os sons existentes no meio em que vivemos e enviá-los ao córtex cerebral. Nossos ouvidos nos ajudam a perceber o que está ocorrendo a nossa volta. Além de perceberem os sons, eles também nos dão informações sobre a posição de nossos corpos, sendo parcialmente responsáveis por nosso equilíbrio. Por possuirmos duas orelhas, uma de cada lado da cabeça, conseguimos localizar a que distância se encontra o emissor do som. Percebemos a diferença da chegada do som nas duas diferentes orelhas. Nossa orelha é dividida em três partes: Orelha Externa, Orelha Média e Orelha Interna.
ORELHA EXTERNA

É a parte externa e visível da orelha que atua como um funil direcionando as ondas sonoras para o canal auditivo. E tem como função captar as ondas sonoras. Compreende o pavilhão e o meato acústico externo ou canal auditivo. O pavilhão auditivo tem a função de captar e canalizar os sons para a orelha média, já o meato acústico externo estabelece a comunicação
entre a orelha média e o meio externo. É revestido internamente por pêlos e glândulas, que fabricam uma substância gordurosa e amarelada, denominada cerume ou cera. O canal auditivo externo termina numa delicada membrana - tímpano ou membrana timpânica.

ORELHA MÉDIA

A orelha média começa na membrana timpânica. Dentro dela estão três ossículos articulados entre si, cujos nomes descrevem sua forma: martelo, bigorna e estribo. Esses ossículos encontram-se suspensos na orelha média, através de ligamentos. A orelha média comunica-se com a faringe através de um canal denominado tuba auditiva. Esse canal permite que o ar penetre no ouvido médio. Dessa forma, de um lado e de outro do tímpano, a pressão do ar atmosférico é igual. Quando essas pressões ficam diferentes, não ouvimos bem, até que o equilíbrio seja restabelecido.








ORELHA INTERNA

O ouvido interno é formado pela cóclea, canais semicirculares, e pelo nervo auditivo. Os Canais  semicirculares não têm função auditiva, mas são importantes na manutenção do equilíbrio do corpo. A Cóclea tem a forma de um caracol e é responsável principalmente pela nossa capacidade de interpretar e diferenciar os sons. As ondas que chegam até ela em forma de vibrações são transformadas em impulsos elétricos e encaminhadas até o cérebro através do nervo auditivo.



OTITE MÉDIA AGUDA

A otite média aguda é uma infecção por bactérias e vírus que provoca inflamação e/ou obstruções que se não for tratada pode levar à perda total da audição. Costuma ocorrer durante ou logo após gripes, resfriados, infecções na garganta ou respiratórias. É um tipo de otite comum em crianças, mas pode ocorrer em pess oas de qualquer idade. Os sintomas mais comuns são: dor muito forte, diminuição da audição, febre, falta de apetite, secreção local. Nos casos mais graves, pode ocorrer a ruptura da membrana do tímpano e ser eliminada uma secreção purulenta misturada com sangue.

RECOMENDAÇÕES:

* Procure atendimento médico sempre que você sentir dor de ouvido para prevenir complicações mais sérias;
* Não se automedique nem siga sugestões de conhecidos para aliviar a dor de ouvido;
* Proteja o ouvido contra a entrada de água;
* Evite o uso de cotonetes que podem retirar a cera protetora do ouvido ou machucá-lo;
* Não amamente os bebês deitados. Essa posição favorece a entrada de líquidos em sua tuba auditiva;

LABIRINTITE

Labirintite é um termo popular usado geralmente referindo-se aos distúrbios do labirinto, órgão responsável pelo equilíbrio e audição. São várias as causas das labirintopatias. Às vezes tonturas e vertigens podem significar o primeiro sinal de alguma doença importante.
ATENÇÃO...
Não devemos utilizar “cotonetes” para limpar os ouvidos! O uso de cotonetes pode causar um processo inflamatório que atinge a pele do canal auditivo externo, além de empurrar a cera para dentro, formando um tampão de cera. Em alguns casos, os cotonetes podem ainda perfurar a membrana do tímpano, causando sangramento e lesões mais graves na região, como a surdez parcial. Os especialistas orientam que o ideal é limpá-lo após o banho com a
ponta da toalha, só até onde o dedo alcançar - e esse dedo NÃO deve ser o mindinho!


Um comentário:

  1. passei por aqi ,dano uma estudada!!
    karolinee araùjo ,fço parte do jovem doutor,CAA.

    ResponderExcluir

O projeto jovem doutor na UFES agradece pelo comentário.