segunda-feira, 16 de maio de 2011

CONTEÚDO DO TEMA : ÁLCOOL



O álcool também é um tipo de droga, no entanto é uma droga licita socialmente aceitável e permitida pela lei. O álcool traz varias conseqüências para o organismo de quem o ingere, por exemplo aumenta a propensão ao câncer, e causa uma doença muito grave: a cirrose hepática.              

 A cirrose hepática, é uma doença que acomete o fígado, e destrói as células hepáticas causando sintomas como fraqueza, inchaço nas pernas e na barriga. Nos casos mais graves, aumento do abdome por acúmulo de líquidos, pele e olhos amarelos (icterícia), tremores, cãibras e confusão mental. Para mulheres grávidas a bebida causa efeito no feto, problemas graves na criança, e até o aborto.


O álcool também é um vilão no controle do peso. O ganho de peso é resultado do desequilíbrio de gasto e consumo, portanto, com qualquer alimento consumido em excesso, pode-se engordar porque come-se muito e gasta-se pouca energia. O álcool aumenta o peso consideravelmente, uma garrafa de cerveja por exemplo tem 300 calorias.



O álcool afeta todos o corpo, nossas tomadas de decisão, direção, auto-controle ficam comprometidos. Por isso, é tão perigosa a combinação álcool e direção.



Muitas pessoas procuram a bebida para fugir da realidade, escapar de um dia ruim, pensam que a bebida traz alegria no entanto, esse é apenas um efeito do álcool que após ser metabolizado pelo cérebro é seguido de uma profunda depressão e desanimo obrigando o usuário a consumir cada vez mais, o nome desse fenômeno é dependência. Quanto mais álcool, mais os neurônios são afetados, e a sensação de euforia vira depressão.

Aqui está um vídeo para auxiliar ainda mais no aprendizado:
                


Um comentário:

  1. Esse video é um bom sinal de como falar aos adolescentes oq o ''Diabo'' do Àcool provoca e q pode mudar vidas tirar e tambem destruir as pobres familias !!!
    Fiquem espertos o mundo de hoje em dia é emcpetado e pode te levar a morte !!!

    ResponderExcluir

O projeto jovem doutor na UFES agradece pelo comentário.