quarta-feira, 25 de maio de 2011

Coluna Vertebral

A coluna vertebral é um conjunto de ossos articulados e dispostos uns sobre os outros. Está localizada nas costas. A função dela é, além de sustentar nosso corpo, protege a medula espinhal. A medula espinhal é quem transmite informações entre o corpo e o cérebro.

Quando a coluna vertebral e a medula são comprometidos por traumas (acidentes) ou doenças, podem ocorrer dores e até paralisias.
Entre as vértebras existe uma importante estrutura chamada de disco intervertebral que é responsável por amortecer impactos na coluna. Quando acontece o chamado de hérnia de disco mostrada em vermelho no desenho acima, pode haver uma lesão nos nervos que saem da medula espinhal ou na própria medula.
A coluna é dividida em quatro partes e tem 33 vértebras num total.
As quatro partes são:
·         Coluna cervical que possui 7 vértebras é a mais flexível. Faz os movimentos da cabeça, como inclinar a cabeça.
·         Coluna torácica com 12 vértebras e essas vértebras estão ligadas as 12 costelas que formam a caixa torácica e essa caixa é a responsável por proteger nosso coração pulmão, brônquios e outras estruturas que ali passam e ela também é importante para a respiração,
·         Coluna lombar tem 5 vértebras e é a região que recebe a maior pressão nos movimentos do corpo, sendo a mais prejudicada pelas posturas erradas.
·         Coluna sacral possui 5 vértebras unidas em um só osso (sacro). Este osso é seguido pelo cóccix, que é formado por 4 vértebras também unidas em um só osso e fica no final da coluna.

A coluna possui curvaturas denominadas cifose e lordose.  A cifose ocorre nas regiões da coluna torácica e coluna sacral. E a lordose acontece na coluna cervical e coluna lombar. Essas curvaturas são vistas apenas quando se olha de lado, pois a olhando por trás ela se apresenta reta. 
Quando há um aumento da cifose é dado o nome de hipercifose que é o aumento da curvatura normal, mais conhecida como “corcunda” e esse aumento acontece na parte torácica da coluna vertebral. Pode ocorrer, por exemplo, em idosos com osteoporose.
Já o aumento da curvatura das colunas cervical e lombar chama-se hiperlordose. É muito comum em mulheres grávidas que sentem dores nas costas.
A coluna ainda pode se desviar para um lado formando um “S”. Pessoas que tem escoliose devem evitar carregar objetos pesados de um lado só do corpo.

 O que faz com que tenhamos dores nas costas?
·         Más posturas – forma correta de sentar em frente a um computador, na cadeira em sala de aula.
Qual a forma correta de sentar-se em uma cadeira? Primeiramente a coluna deve estar corretamente posicionada, e reta. Depois temos que observar os ombros, cotovelos e punhos – O ombro deve estar na mesma linha que o cotovelo e quando apoiar o braço da cadeira deve estar regulado para que o ombro não fique levantado. A perna deve estar em 90º com os pés e os pés apoiados no chão.O que faz com que tenhamos dores nas costas?
·         Más posturas – forma correta de sentar em frente a um computador, na cadeira em sala de aula.
Qual a forma correta de sentar-se em uma cadeira? Primeiramente a coluna deve estar corretamente posicionada, e reta. Depois temos que observar os ombros, cotovelos e punhos – O ombro deve estar na mesma linha que o cotovelo e quando apoiar o braço da cadeira deve estar regulado para que o ombro não fique levantado. A perna deve estar em 90º com os pés e os pés apoiados no chão.

Mochilas pesadas e colocadas incorretamente – As mochilas devem ter no máximo 20% do peso do nosso corpo, porém o ideal é que tenha somente 10% do peso. As alças da mochila devem ser largas e não devem ser colocadas em só um dos braços para não provocar uma escoliose, ou seja, deve ser colocado nos dois ombros.

Como funciona o movimento da coluna?
Os ossos da coluna não conseguiriam movimentar sem os músculos e os ligamentos que os cercam. Os músculos se contraem e se estendem em várias direções, movimentando os ossos, por meio de seus pontos de inserção.
Por que geralmente temos dores nas costas?
Por irritação nas terminações dos nervos, tensão dos músculos e dos ligamentos dos ossos ou lesões nessas estruturas. Podem ser conseqüências das más posturas que adotamos.
O que é lombalgia?
Algia = dor e lomb = lombar. Logo, lombalgia significa dor na coluna lombar. Trata-se de um sintoma e não de uma doença.
O que fazer?
 Procure a orientação de um médico.

Um comentário:

  1. Amando o Projeto...è apreendeno muitas coisas qu nao tinha nem noçao!!

    by:Karol Araujo,nono B,"CAA".

    ResponderExcluir

O projeto jovem doutor na UFES agradece pelo comentário.