quarta-feira, 25 de maio de 2011

Coluna Vertebral

A coluna vertebral é um conjunto de ossos articulados e dispostos uns sobre os outros. Está localizada nas costas. A função dela é, além de sustentar nosso corpo, protege a medula espinhal. A medula espinhal é quem transmite informações entre o corpo e o cérebro.

Quando a coluna vertebral e a medula são comprometidos por traumas (acidentes) ou doenças, podem ocorrer dores e até paralisias.
Entre as vértebras existe uma importante estrutura chamada de disco intervertebral que é responsável por amortecer impactos na coluna. Quando acontece o chamado de hérnia de disco mostrada em vermelho no desenho acima, pode haver uma lesão nos nervos que saem da medula espinhal ou na própria medula.
A coluna é dividida em quatro partes e tem 33 vértebras num total.
As quatro partes são:
·         Coluna cervical que possui 7 vértebras é a mais flexível. Faz os movimentos da cabeça, como inclinar a cabeça.
·         Coluna torácica com 12 vértebras e essas vértebras estão ligadas as 12 costelas que formam a caixa torácica e essa caixa é a responsável por proteger nosso coração pulmão, brônquios e outras estruturas que ali passam e ela também é importante para a respiração,
·         Coluna lombar tem 5 vértebras e é a região que recebe a maior pressão nos movimentos do corpo, sendo a mais prejudicada pelas posturas erradas.
·         Coluna sacral possui 5 vértebras unidas em um só osso (sacro). Este osso é seguido pelo cóccix, que é formado por 4 vértebras também unidas em um só osso e fica no final da coluna.

A coluna possui curvaturas denominadas cifose e lordose.  A cifose ocorre nas regiões da coluna torácica e coluna sacral. E a lordose acontece na coluna cervical e coluna lombar. Essas curvaturas são vistas apenas quando se olha de lado, pois a olhando por trás ela se apresenta reta. 
Quando há um aumento da cifose é dado o nome de hipercifose que é o aumento da curvatura normal, mais conhecida como “corcunda” e esse aumento acontece na parte torácica da coluna vertebral. Pode ocorrer, por exemplo, em idosos com osteoporose.
Já o aumento da curvatura das colunas cervical e lombar chama-se hiperlordose. É muito comum em mulheres grávidas que sentem dores nas costas.
A coluna ainda pode se desviar para um lado formando um “S”. Pessoas que tem escoliose devem evitar carregar objetos pesados de um lado só do corpo.

 O que faz com que tenhamos dores nas costas?
·         Más posturas – forma correta de sentar em frente a um computador, na cadeira em sala de aula.
Qual a forma correta de sentar-se em uma cadeira? Primeiramente a coluna deve estar corretamente posicionada, e reta. Depois temos que observar os ombros, cotovelos e punhos – O ombro deve estar na mesma linha que o cotovelo e quando apoiar o braço da cadeira deve estar regulado para que o ombro não fique levantado. A perna deve estar em 90º com os pés e os pés apoiados no chão.O que faz com que tenhamos dores nas costas?
·         Más posturas – forma correta de sentar em frente a um computador, na cadeira em sala de aula.
Qual a forma correta de sentar-se em uma cadeira? Primeiramente a coluna deve estar corretamente posicionada, e reta. Depois temos que observar os ombros, cotovelos e punhos – O ombro deve estar na mesma linha que o cotovelo e quando apoiar o braço da cadeira deve estar regulado para que o ombro não fique levantado. A perna deve estar em 90º com os pés e os pés apoiados no chão.

Mochilas pesadas e colocadas incorretamente – As mochilas devem ter no máximo 20% do peso do nosso corpo, porém o ideal é que tenha somente 10% do peso. As alças da mochila devem ser largas e não devem ser colocadas em só um dos braços para não provocar uma escoliose, ou seja, deve ser colocado nos dois ombros.

Como funciona o movimento da coluna?
Os ossos da coluna não conseguiriam movimentar sem os músculos e os ligamentos que os cercam. Os músculos se contraem e se estendem em várias direções, movimentando os ossos, por meio de seus pontos de inserção.
Por que geralmente temos dores nas costas?
Por irritação nas terminações dos nervos, tensão dos músculos e dos ligamentos dos ossos ou lesões nessas estruturas. Podem ser conseqüências das más posturas que adotamos.
O que é lombalgia?
Algia = dor e lomb = lombar. Logo, lombalgia significa dor na coluna lombar. Trata-se de um sintoma e não de uma doença.
O que fazer?
 Procure a orientação de um médico.

Drogas

Drogas, também chamadas de narcóticos ou entorpecentes, são substâncias químicas que, quando ingeridas, produzem alterações dos sentidos.
As drogas podem ser naturais, quando extraídas da natureza, ou sintética, quando criada e manipulada em laboratório.
Para efeitos primários, as drogas eram utilizadas como medicamentos, num objetivo de se conseguir alguma sensação de sedação ou anestesia que levassem o paciente a se sentir menos desconfortável durante procedimentos médicos.
Nos últimos tempos, as drogas começaram a ser utilizadas de forma banal, pela sociedade, que a vê como “um meio de escape do mundo real”.
Além de algumas propriedades químicas fisiologicamente importantes para a Medicina, a maioria das drogas apresenta efeitos que não são saudáveis. Alucinações, euforia e efeitos estimulantes, são alguns dos efeitos das droga que levam seus usuários a procurá-las.                          


O uso exagerado de drogas leva o usuário a apresentar uma característica que chamamos de dependência. A dependência caracteriza um quadro onde a pessoa que faz uso de entorpecentes sente uma necessidade insaciável de tornar a fazer uso desta droga, cada vez mais e mais.
Os usuários de drogas normalmente têm sue primeiro contato com estas por influência de amigos, por episódios de depressão, ou mesmo por falta de instrução. O uso de drogas, além de trazer malefícios ao organismo, como morte gradual de neurônios, falecimento de pulmões e necrose de tecidos mucosos como os do nariz e boca, as drogas também trazem conseqüências ruins à sociedade e a quem vive com os usuários.

Pessoas que usam drogas podem entrar no mundo do tráfico, realizar violência e delitos para conseguirem drogas. Estas são as principais conseqüências deletérias para a sociedade. Famílias de usuários sofrem com o afastamento emocional dos dependentes, muitas brigas e desacordos são gerados por conta da dependência levar o indivíduo a esquecer que há um mundo ao redor dele.

Audição


A audição é um dos cinco sentidos básicos cuja função é captar os sons existentes no meio em que vivemos e enviá-los ao córtex cerebral. Nossos ouvidos nos ajudam a perceber o que está ocorrendo a nossa volta. Além de perceberem os sons, eles também nos dão informações sobre a posição de nossos corpos, sendo parcialmente responsáveis por nosso equilíbrio. Por possuirmos duas orelhas, uma de cada lado da cabeça, conseguimos localizar a que distância se encontra o emissor do som. Percebemos a diferença da chegada do som nas duas diferentes orelhas. Nossa orelha é dividida em três partes: Orelha Externa, Orelha Média e Orelha Interna.
ORELHA EXTERNA

É a parte externa e visível da orelha que atua como um funil direcionando as ondas sonoras para o canal auditivo. E tem como função captar as ondas sonoras. Compreende o pavilhão e o meato acústico externo ou canal auditivo. O pavilhão auditivo tem a função de captar e canalizar os sons para a orelha média, já o meato acústico externo estabelece a comunicação
entre a orelha média e o meio externo. É revestido internamente por pêlos e glândulas, que fabricam uma substância gordurosa e amarelada, denominada cerume ou cera. O canal auditivo externo termina numa delicada membrana - tímpano ou membrana timpânica.

ORELHA MÉDIA

A orelha média começa na membrana timpânica. Dentro dela estão três ossículos articulados entre si, cujos nomes descrevem sua forma: martelo, bigorna e estribo. Esses ossículos encontram-se suspensos na orelha média, através de ligamentos. A orelha média comunica-se com a faringe através de um canal denominado tuba auditiva. Esse canal permite que o ar penetre no ouvido médio. Dessa forma, de um lado e de outro do tímpano, a pressão do ar atmosférico é igual. Quando essas pressões ficam diferentes, não ouvimos bem, até que o equilíbrio seja restabelecido.








ORELHA INTERNA

O ouvido interno é formado pela cóclea, canais semicirculares, e pelo nervo auditivo. Os Canais  semicirculares não têm função auditiva, mas são importantes na manutenção do equilíbrio do corpo. A Cóclea tem a forma de um caracol e é responsável principalmente pela nossa capacidade de interpretar e diferenciar os sons. As ondas que chegam até ela em forma de vibrações são transformadas em impulsos elétricos e encaminhadas até o cérebro através do nervo auditivo.



OTITE MÉDIA AGUDA

A otite média aguda é uma infecção por bactérias e vírus que provoca inflamação e/ou obstruções que se não for tratada pode levar à perda total da audição. Costuma ocorrer durante ou logo após gripes, resfriados, infecções na garganta ou respiratórias. É um tipo de otite comum em crianças, mas pode ocorrer em pess oas de qualquer idade. Os sintomas mais comuns são: dor muito forte, diminuição da audição, febre, falta de apetite, secreção local. Nos casos mais graves, pode ocorrer a ruptura da membrana do tímpano e ser eliminada uma secreção purulenta misturada com sangue.

RECOMENDAÇÕES:

* Procure atendimento médico sempre que você sentir dor de ouvido para prevenir complicações mais sérias;
* Não se automedique nem siga sugestões de conhecidos para aliviar a dor de ouvido;
* Proteja o ouvido contra a entrada de água;
* Evite o uso de cotonetes que podem retirar a cera protetora do ouvido ou machucá-lo;
* Não amamente os bebês deitados. Essa posição favorece a entrada de líquidos em sua tuba auditiva;

LABIRINTITE

Labirintite é um termo popular usado geralmente referindo-se aos distúrbios do labirinto, órgão responsável pelo equilíbrio e audição. São várias as causas das labirintopatias. Às vezes tonturas e vertigens podem significar o primeiro sinal de alguma doença importante.
ATENÇÃO...
Não devemos utilizar “cotonetes” para limpar os ouvidos! O uso de cotonetes pode causar um processo inflamatório que atinge a pele do canal auditivo externo, além de empurrar a cera para dentro, formando um tampão de cera. Em alguns casos, os cotonetes podem ainda perfurar a membrana do tímpano, causando sangramento e lesões mais graves na região, como a surdez parcial. Os especialistas orientam que o ideal é limpá-lo após o banho com a
ponta da toalha, só até onde o dedo alcançar - e esse dedo NÃO deve ser o mindinho!


segunda-feira, 16 de maio de 2011

CONTEÚDO DO TEMA : ÁLCOOL



O álcool também é um tipo de droga, no entanto é uma droga licita socialmente aceitável e permitida pela lei. O álcool traz varias conseqüências para o organismo de quem o ingere, por exemplo aumenta a propensão ao câncer, e causa uma doença muito grave: a cirrose hepática.              

 A cirrose hepática, é uma doença que acomete o fígado, e destrói as células hepáticas causando sintomas como fraqueza, inchaço nas pernas e na barriga. Nos casos mais graves, aumento do abdome por acúmulo de líquidos, pele e olhos amarelos (icterícia), tremores, cãibras e confusão mental. Para mulheres grávidas a bebida causa efeito no feto, problemas graves na criança, e até o aborto.


O álcool também é um vilão no controle do peso. O ganho de peso é resultado do desequilíbrio de gasto e consumo, portanto, com qualquer alimento consumido em excesso, pode-se engordar porque come-se muito e gasta-se pouca energia. O álcool aumenta o peso consideravelmente, uma garrafa de cerveja por exemplo tem 300 calorias.



O álcool afeta todos o corpo, nossas tomadas de decisão, direção, auto-controle ficam comprometidos. Por isso, é tão perigosa a combinação álcool e direção.



Muitas pessoas procuram a bebida para fugir da realidade, escapar de um dia ruim, pensam que a bebida traz alegria no entanto, esse é apenas um efeito do álcool que após ser metabolizado pelo cérebro é seguido de uma profunda depressão e desanimo obrigando o usuário a consumir cada vez mais, o nome desse fenômeno é dependência. Quanto mais álcool, mais os neurônios são afetados, e a sensação de euforia vira depressão.

Aqui está um vídeo para auxiliar ainda mais no aprendizado:
                


domingo, 8 de maio de 2011

Conhecendo seu Corpo

O corpo humano é constituído por diversas partes que estão relacionadas entre si, ou seja, umas dependem das outras. 
Cada sistema, órgão é responsável por uma ou mais atividades. Milhares de reações químicas acontecem dentro do nosso corpo, seja para movimentar os músculos, captar energia para a manutenção da vida, recuperar-se de ferimentos e doenças ou se manter na temperatura adequada à vida.
As partes do corpo humano funcionam de maneira integrada e em harmonia com as outras. É muito importante entendermos o funcionamento do corpo humano a fim de adquirirmos uma mentalidade saudável em relação a nossa vida.
Vamos agora aprender de uma maneira bem simples, um pouco sobre os sistemas do nosso corpo:

O Sistema Respiratório exerce função fundamental no nosso corpo.  Ele contém o conjunto de órgãos e estruturas responsáveis pela obtenção do oxigênio – fundamental para a manutenção da vida – presente no ar e, ao mesmo tempo, pela expulsão do gás carbônico, resíduo de processos que ocorrem nas células.Na inspiração, o ar entra pelas narinas, passa pela faringe – tubo compartilhado pelos sistemas digestório e respiratório – e pela laringe, órgão que contém as pregas vocais.
A figura abaixo mostra o caminho que o ar percorre durante a inspiração.

Os pulmões estão localizados dentro da cavidade torácica. Os pulmões representam os órgãos essenciais da respiração.
Os pulmões são formados pela subdivisão dos brônquios. Os brônquios  se ramifica muitas vezes, dando origem a tubos cada vez mais finos, os bronquíolos. No fim de cada bronquíolo há uma pequena estrutura em forma de saco, os chamados alvéolos. Cada alvéolo possui capilares sanguíneos, de forma que neste ponto do sistema respiratório o ar encontra-se muito próximo do sangue. É nesta região que ocorrem as trocas gasosas, com captação de oxigênio pelo sangue e liberação de gás carbônico, que fará todo o caminho inverso para ser expirado.
Na base da caixa torácica, abaixo dos pulmões está localizada uma membrana muscular, que se chama diafragma. No corpo humano essa membrana, ao se contrair, aumenta o espaço interno da caixa torácica, forçando a entrada do ar do meio externo para os pulmões, o que constitui a inspiração. A expiração, por outro lado, se dá quando essa membrana relaxa, e o ar é expelido pelo caminho inverso. Para simular a inspiração no modelo, basta puxar a membrana elástica para baixo, aumentando o espaço interno dentro da garrafa. O ar entrará pela extremidade livre do tubo em Y, inflando as bexigas. Ao soltar a membrana, as bexigas naturalmente esvaziarão, expulsando o ar. 

Mão na massa...
Agora vamos aprender a fazer um modelo do Sistema Respiratório.  
Vamos utilizar para representar a caixa torácica no modelo uma garrafa plástica cortada ao meio. Para representar os pulmões, use duas bexigas. A traquéia será representada por um canudinho cortado em forma de “Y de cabeça para baixo”. O motivo para se fazer o canudo em formato de "Y”, é devido à traquéia que dentro da cavidade torácica se ramifica em dois tubos menores, cada um seguindo em direção a um dos pulmões, chamados de brônquios.  (é ela quem leva ar da laringe até os pulmões). Insira o tubo em Y pela boca da garrafa cortada ao meio de forma que a bifurcação fique para o lado de dentro da garrafa. Faça a vedação da boca da garrafa com uma rolha ou com algum material que impeça a passagem de ar, de forma que o único caminho para o ar seja o tubo em Y. Então, prenda cada bexiga a uma das extremidades da bifurcação, vedando-as para evitar o escape de ar.O diafragma será representado por uma bexiga cortada colocada no fundo da garrafa, como mostra a figura abaixo.

OBS: Para simular a inspiração no modelo, basta puxar a membrana elástica para baixo, aumentando o espaço interno dentro da garrafa. O ar entrará pela extremidade livre do tubo em Y, inflando as bexigas. Ao soltar a membrana, as bexigas naturalmente esvaziarão, expulsando o ar.
Para executar as atividades do nosso dia a dia, precisamos de energia. A nossa energia diária é obtida através dos alimentos que ingerimos.  Você já pensou sobre o que ocorre com os alimentos após entrarem em nosso corpo? Depois de comermos, vários processos transformam aquilo que ingerimos em um composto digerido, formado por partes diminutas que poderão passar pelas paredes dos nossos órgãos. Chamamos esses processos de sistema digestivo ou digestório.
Primeiro, quando levamos o alimento à boca, nós o cortamos, trituramos e dividimos cada vez mais com o atrito de nossos dentes. Esse trabalho assemelha-se ao de um liquidificador. O processo é auxiliado pela saliva, que umedece a comida e pela língua, que ajuda a misturá-la, formando o bolo alimentar.
Na boca, a saliva já inicia o processo de digestão. A enzima amilase salivar (ptialina) "quebra" as grandes moléculas de amido em moléculas menores, de maltose. Da boca, o bolo alimentar desce pela faringe, pelo esôfago e chega ao estômago.
No estômago, onde ocorre produção de suco gástrico, a pepsina (outra enzima), em meio ácido, inicia a "quebra" das proteínas. Do estômago, o bolo alimentar passa ao intestino delgado, onde será banhado por sucos digestivos produzidos pelo pâncreas, pelo fígado e pela parede do intestino.
A primeira porção do intestino delgado é conhecida como duodeno. Nessa região a tripsina, uma enzima produzida pelo pâncreas, continua o processo de "quebra" das proteínas iniciado no estômago e a amilase pancreática continua  o processo de digestão do amido.


  No duodeno se processa ainda a digestão das gorduras, onde a bile (produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar) é despejada e emulsifica a gordura. Ela transforma as "gotas grandes" de gordura em "gotas menores" (como o detergente faz na louça engordurada), aumentando a superfície de contato da lípase, com as moléculas de gordura.
Assim, os lipídeos ou gorduras são transformados em componentes mais simples, os quais podem passar pelas paredes dos intestinos.
A região seguinte do intestino delgado pode ser subdividida em jejuno e íleo. Nessa região, as enzimas conhecidas como peptidases completam a transformação das proteínas em aminoácidos e a maltase transforma a maltose em duas moléculas de glicose. Outros açúcares também são digeridos nessa região.
Na porção final (íleo) ocorre à absorção das moléculas dos alimentos que já foram quimicamente transformadas pelas enzimas e assim são capazes de passar pela parede do intestino e ganhar o sangue, que distribuirá essas moléculas a todas as células do corpo. Nessa região, grande parte da água existente no bolo alimentar também é absorvida. Os restos alimentares não digeridos chegam ao intestino grosso, onde continua ocorrendo à absorção de água, e são formadas as fezes pastosas que saem do corpo através do ânus.

Os rins e vias urinárias constituem o sistema urinário dos mamíferos, que é muito eficiente na "limpeza" do organismo. Os rins recebem o sangue a ser filtrado, que é rico em oxigênio necessário à sobrevivência, através das artérias renais, que se transformam em vasos cada vez menores no seu interior (arteríolas). Essa ramificação de vasos entra em contato direto com a unidade excretora do rim, o néfron. O sangue filtrado sai dos rins pela veia renal, livre de excretas e rico em gás carbônico.
 De cada rim sai um tubo, os ureteres, que levam o produto da filtração e reabsorção (urina) até a um reservatório, a bexiga urinária, que tem por função armazenar a urina. A bexiga é um órgão constituído por musculatura elástica, o qual aumenta conforme armazena a urina. Seu limite é, em média, de 600 ml, pouco mais que meio litro. A urina sai para o exterior do corpo através da uretra.



Curiosidade...
No inverno, quando os dias são mais frios, transpiramos menos, portanto perdemos menos água para o meio ambiente. Para manter os níveis necessários de água no corpo é preciso eliminar a água que não saiu pela transpiração, o que é feito através da urina. Assim o corpo diminui a produção do hormônio que aumenta a reabsorção nos túbulos renais, aumentando o volume de urina.



quarta-feira, 4 de maio de 2011

Conteúdo do tema : TABAGISMO


Você sabe o que é Tabagismo?

Tabagismo é o ato de se consumir cigarros ou outros produtos que contenham tabaco, cuja droga ou princípio ativo é a nicotina. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o tabagismo deve ser considerado uma pandemia, ou seja, uma epidemia generalizada, e como tal precisa ser combatido.


Os grandes vilões: O tabaco e seus derivados!


O tabaco pode ser usado de diversas maneiras de acordo com sua forma de apresentação:
 →→  Inalado (cigarro, charuto, cigarro de palha);
→→  Aspirado (rapé);
→→  Mascado (fumo-de-rolo);
Sob todas as formas  o TABACO faz MAL à saúde.

Cigarro: Uma nuvem de fumaça que só faz MAL!



A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.720 substâncias tóxicas diferentes; que se constitui de duas fases fundamentais: a fase particulada e a fase gasosa. Na fase gasosa é composta, entre outros por monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína. A fase particulada contém nicotina e alcatrão. Essas substâncias tóxicas atuam sobre os mais diversos sistemas e órgãos, contém mais de 60 cancerígenos, sendo as principais citadas abaixo:


Nicotina - é a causadora do vício e cancerígena;
Benzopireno - substância que facilita a combustão existente no papel que envolve o fumo;
Substâncias Radioativas - polônio 210 e carbono 14;
Agrotóxicos - DDT;
Solvente - benzeno;
Metais Pesados - chumbo e o cádmio (um cigarro contém de 1 a 2 mg, concentrando-se no fígado, rins e pulmões, tendo meia-vida de 10 a 30 anos, o que leva a perda de capacidade ventilatória dos pulmões, além de causar dispnéia, enfisema, fibrose pulmonar, hipertensão, câncer nos pulmões, próstata, rins e 
estômago);


Níquel e Arsênico - armazenam-se no fígado e rins, coração, pulmões, ossos e dentes resultando em 
gangrena dos pés, causando danos ao miocárdio etc..;







Cigarro:Prejudicial à saúde do fumante e a todos a sua volta!

O tabagismo causa cerca de 50 doenças diferentes, principalmente as doenças cardiovasculares tais como: a hipertensão, o infarto, a angina, e o derrame. É responsável por muitas mortes por câncer de pulmão, de boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, rim e bexiga e pelas doenças respiratórias obstrutivas como a bronquite crônica e o enfisema pulmonar. O tabaco diminui as defesas do organismo e com isso o fumante tende a aumentar a incidência de adquirir doenças como a gripe e a tuberculose. O tabaco também causa impotência sexual.


O que significa ser um fumante passivo?

É o indivíduo que convive com fumantes e inalam a fumaça de derivados do tabaco em ambientes fechados. Poluição Tabagística Ambiental (PTA), é a poluição decorrente da fumaça dos derivados do tabaco em ambientes fechados e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a maior responsável pela poluição nestes ambientes. Pesquisas mostram que o tabagismo passivo é estimado como a 3ª maior causa de morte evitável no mundo, só perdendo para o tabagismo ativo e o consumo excessivo de álcool.

Os não fumantes que respiram a fumaça do tabaco têm um risco maior de desenvolver doenças relacionadas ao tabagismo. Quanto maior o tempo em que o não fumante fica exposto à poluição tabagística ambiental, maior a chance de adoecer. As crianças, por terem uma freqüência respiratória mais elevada, são mais atingidas, sofrendo conseqüências drásticas na sua saúde, incluindo doenças como a bronquite, pneumonia, asma e infecções do ouvido médio.







Só os fumantes não acreditam que são:


· Nove mortes por hora.

· 80 mil por ano.
· 90% dos casos de câncer de pulmão. 
· 80% dos enfisemas pulmonares. 
· 25% dos infartos de miocárdio. 
· 40% dos derrames cerebrais. 
· 10 milhões de pessoas vão morrer nos próximos 30 anos, nas Américas. 
· Quatro milhões morrem por ano.


Infelizmente a maioria dos fumantes só acreditam nas estatísticas quando a doença já está estabelecida.



Cigarro na gravidez: Riscos para mãe e para o bebê!


A mãe que fuma, além de trazer males para ela, levará também males ao seu bebê.
Fumar na gravidez pode trazer muitos riscos devido à quantidade de substancias química no organismo, entre eles:

- Abortos espontâneos, o bebe não resiste é sofre um aborto;
-  Má formação, a criança pode nascer com falta de alguns órgãos, ou estruturas comprometidas;
-  Maiores dificuldades durante o parto;
-  Nascimento prematuro;
-  Quando a criança consegue sobreviver, nasce com baixo peso e comprimento menor que o normal.

Um único cigarro fumado por uma gestante é capaz de acelerar, em poucos minutos, os batimentos cardíacos do feto, devido ao efeito da nicotina sobre o seu aparelho cardiovascular. Assim, é fácil imaginar a extensão dos danos causados ao feto, com o uso regular de cigarros pela gestante. Os riscos para a gravidez, o parto e a criança não decorrem somente do hábito de fumar da mãe. Quando a gestante é obrigada a viver em ambiente poluído pela fumaça do cigarro (fumante passiva) ela absorve as substâncias tóxicas da fumaça, que pelo sangue passa para o feto. Quando a mãe fuma durante a amamentação, a nicotina passa pelo leite e é absorvida pela criança.






Uma volta ao passado, as más influências.


Antigamente, fumar era visto como algo charmoso e elegante e que ligava diretamente ao poder e ao luxo, inclusive com propagandas na TV e personagens de produções cinematográficas induziam a população a fumar.
Entretanto, a partir de estudos, viram que o cigarro é uma droga viciante que mata lentamente, portanto no Brasil leis foram criadas para banir as propagandas e também foram criadas programas de incentivo antitabagismo, como as advertências do ministério da saúde nas próprias caixas de cigarro.













Alunos que Participam do Projeto Jovem Doutor na UFES,o conteúdo postado e referência a tudo que passamos para vocês na visita da semana passada,este conteúdo servirá de base para vocês desenvolverem suas oficinas de cada tema do projeto.
Se tiverem alguma dúvida,se precisarem de alguma ajuda,é só nos deixar um comentário que vamos responde-lós,e mesmo se não houve dúvida se visitarem nosso blog,comente e nós deixe informados de quem anda nós visitando!

Volte Sempre!